segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Aldo Leite - Teatrólogo



O teatrólogo Aldo Leite nasceu no município de Penalva em 1941, tendo se mudado para São Luís aos 11 anos. Na capital cursou todo o antigo ginasial e partiu rumo ao Rio de Janeiro, indo posteriormente para São Paulo onde cursou a faculdade de Teatro da USP. Em 1976 estréia sua peça mais famosa: “Tempo de Espera”.
O espetáculo chamou atenção de crítica e público pela sua originalidade. Nela, os atores não falam uma sílaba e apenas interpretam usando a linguagem corporal. A peça (sempre atual) retrata a vida do povo brasileiro no interior do nordeste, na busca incessante por dignidade imbuída em educação, saúde e respeito.
A idéia central da peça surgiu quando ainda muito jovem fazia teatro pelo interior do Estado, como integrante do grupo do extinto programa de Educação de Adultos, Mobral. Ao perceber a quantidade de analfabetos que havia por onde quer que o grupo passasse, foi fortalecendo cada vez mais a idéia de produzir algo onde os atores não pudessem se expressar com o que há de mais forte na comunicação de um povo, a língua falada. Entretanto, ao ser encenada na década de 70, coincidiu com o conturbado período da ditadura, e a falta de palavras fez uma referência direta à censura.
Após ser apresentada no Brasil, “Tempo de Espera” foi encenada em vários países tendo sido agraciada em 1977 com dois prêmios Molière. Foi reconhecida também através dos prêmios Mambembe, Associação Paulista dos Críticos de Arte e ainda representou o Brasil no Festival Internacional de Teatro de Nancy (França).
De volta a São Luís, no final da década de 70, Aldo Leite ingressa na Universidade Federal do Maranhão, no departamento de Artes, onde está até hoje.
Em relação a “Tempo de Espera”, segundo Aldo Leite, brevemente a peça será montada novamente no Rio de Janeiro e na cidade de Coimbra, em Portugal.

Fonte: entrevista com o próprio artista

2 comentários:

Quiercles Santana disse...

Caros Amigos, Sou uma pessoa de teatro. Trabalho com Carlos carvalho, em Recife/PE. E há muito tempo que procuro o texto "Tempo de Espera", do Aldo Leite, nem jamais ter obtido sucesso na busca. Não poderiam entrar em conbtato comigo para ver como podem me fornecer o mesmo? Meu endereço: quiercless@yahoo.com.br.
Grato desde já.

Quiercles Santana
81-9488 4046

Anônimo disse...

é possivel disponibilizar uma forma de contato com Aldo Leite ou sua acessoria atraves de telefone, email, ou outros tipos d ecomunicação pela internet ?
meu nome é Uilson Luis
email - luisdamarant@hotmail.com