segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Ambrósio Amorim - Artista Plástico


AMBRÓSIO AMORIM

Nascido em Codó em 1922, Ambrósio Amorim foi contemporâneo de Antônio Almeida e também um dos integrantes da Movelaria Guanabara, importante ponto de encontro de intelectuais da década de 40. Teve seus trabalhos expostos pela primeira vez em 1946; em 1947 participou do 2º Salão Artur Marinho, sendo o segundo colocado na premiação; para aperfeiçoar seus estudos nas artes plásticas, viajou para o Rio de Janeiro onde residiu por vários anos e estudou na Escola Nacional de Belas Artes.
De volta São Luís deu continuidade ao seu trabalho tendo como referência a paisagem urbana da capital e dando destaque a personagens da periferia da cidade. No final da década de 70 passou a integrar o corpo docente do Centro de Artes e Comunicações Visuais do Estado (Cenarte) – atual Centro de Criatividade Odylo Costa Filho – onde lecionou pintura a óleo. Dentre suas criações, destaca-se a logomarca do maranhensíssimo Guaraná Jesus. Morreu em 2003 aos 81 anos.

Fonte: ARTE DO MARANHÃO 1940-1990. Banco do Estado do Maranhão. São Luís, MA, 1994.

3 comentários:

Anônimo disse...

Adorei esta postagem. Eu conhecia Ambrósio Amorim, morava em frente a sua casa, na Rua do Poço, que hoje recebe seu nome, Rua Ambrósio Amorim. Sinto sua falta, foi um ótimo amigo na minha infância, por diversas vezes o vi pintando alguns de seus quadros. Ficava impressionada com a qauntidade de pinceis que ele usava.
Parabéns pela postagem. É bom que outras pessoa conheçam um pouco mais do artistas maranhenses!

ranny disse...

Somos gratas a postaggem sobre o Ambrósio. Particulamente não conheciamos nada a seu respeito. A partir de um trabalho de escola é que nos foi possivel saber da existencia desse grande artista e mais, que ele é maranhense.

Ranny e Marina

Joyce Pestana disse...

Ele era meu Tio Avô Não conhecia as obras dele ainda... Estou muito orgulhosa de ter um artista como ele na família !!1