segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Dila - Artista Plástica


DILA

Nasceu Dileuza Diniz Rodrigues, no município de Humberto de Campos, em 1939. Seu primeiro contato com as artes foi num convento, quando trabalhou por cinco anos restaurando peças, pintado objetos e cuidando de flores. Autodidata, iniciou a carreira de pintora em São Paulo nos idos de 1968, no Instituto Cultural Brasil-Argentina. Neste mesmo período realizou suas duas primeiras exposições individuais.

Uma das mais fortes expressões da arte naïf do Brasil, Dila consegue passar através de suas telas tanto experiências urbanas, quanto rurais, sendo seu forte o cenário mais interiorano, com seus festejos e tradições. A partir dos anos 70, mostrou seu trabalho em importantes exposições coletivas em diversos países e obteve reconhecimento internacional por seus quadros representados em litografias aquareladas e em óleos sobre tela.

No Brasil, expôs seus trabalhos em estado como São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Distrito Federal, Ceará e claro, Maranhão. No cenário internacional participou de exposições na Argentina, Estados Unidos, Colômbia, França, Marrocos e Portugal.

Sobre a pintora, o jornalista e mestre em artes visuais pelo Instituto de Artes da UNESP de são Paulo fez o seguinte comentário:
“A pintora Dila estabelece o seu lugar na arte brasileira justamente pela maneira como trabalha seus temas. Une o detalhe delicado e precioso a um senso de equilíbrio global, que torna cada quadro uma festa para os olhos e uma delícia para os sentidos. Isso é atingido pela maneira elaborada de compor cores e formas, num resultado que cativa desde o primeiro momento e gera uma admiração que só aumenta a cada olhar mais atento.”

Atualmente Dila reside em São Luís e continua produzindo seus belos trabalhos.


Fonte: ARTE DO MARANHÃO 1940-1990. Banco do Estado do Maranhão. São Luís, MA, 1994; Catálogo da pintora.

Nenhum comentário: